Another Templates

sábado, 3 de abril de 2010

Raí


Nome completo: Raí Souza Vieira de Oliveira
Data de nasc.: 15 de maio de 1965
Local de nasc.: Ribeirão Preto (SP), Brasil
Altura: 1,89 m



Irmão do ex-jogador Sócrater, Raí Iniciou sua carreira no Botafogo-SP como Meio Campista. Foi emprestado para a Ponte Preta em 1986 e em
1987 voltou durante o Campeonato Paulista, ao Botafogo. Foi convocado para a Seleção Brasileira em 1986 e disputou a Copa América daquele ano. Foi contratado pelo São Paulo Futebol Clube 1987, para o Campeonato Brasileiro.

Estreou no São Paulo em 18 de outubro, na derrota por 1x0 para o Grêmio. O seu primeiro gol pelo clube foi marcado no seu terceiro jogo pelo Tricolor , na vitória por 2 a 0 sobre o Goiás. Antes da chegada de Telê, em outubro de 1990, Raí tinha marcado apenas 26 gols em mais de três anos! Já em 1991, marcou 28 gols e foi artilheiro do Campeonato Paulista com 20 gols. Em 1991 foi campeão brasileiro pelo São Paulo em cima do Bragantino do até então tecnico Parreira. Campeão Brasileiro, o São Paulo de Raí, Telê e Zetti conquistou a Libertadores de 1992 contra o Newell's Old Boys, da Argentina. Raí marcou o gol que levou a final para decisão nos pênaltis. Na disputa do Mundial Interclubes de 1992, no Japão, Raí marcou dois gols e o São Paulo venceu o jogo contra o Barcelona e conquistou o título. Na volta ao Brasil, o São Paulo conquistou o Paulistão sobre o Palmeiras por 2 a 1. Nesse campeonato, Raí chegou a marcar cinco gols em um mesmo jogo, na vitória por 6 a 0 sobre o Noroeste, de Bauru, em 15 de outubro. No começo de 1
993, foi vendido ao Paris Saint-Germain, da França, por 4,6 milhões de dólares, mas ficou no Brasil até o meio do ano e conquistou a Libertadores de 1993, marcando um gol de peito no primeiro jogo da final e novamente levantando o troféu.




Raí retornou ao São Paulo em 1998 estreando contra o Corinthians na final do Campeonato Paulista. Raí fez um gol de cabeça e foi campeão . Em 9 de agosto,em um jogo contra o Cruzeiro, pelo Campeonato Brasileiro, Raí rompeu os ligamentos no tornozelo e teve de ficar mais de um ano parado. Quando voltou, ficou na reserva durante boa parte do Campeonato Brasileiro de 1999. O último gol que Raí marcou como profissional foi em 27 de junho de 2000, contra o Palmeiras, no Palestra Itália. Sua última partida antes de se aposentar foi no dia 22 de julho, em uma derrota por 3 a 1 para o Sport em João Pessoa, pela Copa dos Campeões. Raí é considerado um dos jogadores mais importantes da história do Tricolor.

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More